Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Vieira Monteiro diz que problemas da banca têm de ser resolvidos rapidamente

  • 333

O presidente do Santander Totta pediu rapidez na resolução dos problemas da banca portuguesa. Mas afirma que a confiança no país tem vindo a aumentar e sinal disso é o aumento dos depósitos e do crédito no sistema bancário português

Elisabete Tavares

Portugal deve resolver rapidamente os problemas existentes no sistema bancario, defende o presidente do Santander Totta. "Quanto mais depressa for resolvido é fundamental para termos um sistema bancário forte" frisou António Vieira Monteiro. "Para mim o que é importante é que todos os bancos estejam bem capitalizados sem excepçao" afirmou. "Todos os esforços que sejam feitos nesse sentido são esforços positivos".

A confiança tem vindo a aumentar em Portugal tal como é demonstrado pelo aumento do recurso ao crédito e tambem pelo nivel de depositos, afirmou António Vieira Monteiro.

"Vemos cada vez mais operações (de crédito) quer ao nivel das empresas quer ao nivel dos particulares" disse o presidente do Santander Totta na conferência de apresentação das contas semestrais do banco. "Os depósitos cobtinuam a afluir ao sistema bancário português " adiantou.

Sobre uma eventual fuga de depósitos da estatal Caixa Geral de Depósitos para o Santander, frisou que o Totta tem visto um aumento dos depósitos mas provenientes "das mais variadas instituições".

Não vai a jogo na venda do Novo Banco

O Totta não está na corrida para a compra do Novo Banco devido a uma série de critérios que não estavam cumpridos e que Vieira Monteiro nao quis especificar por estar perante condições de confidencialidade.