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Franchising criou mais 68 mil postos de trabalho em 2015

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Os negócios em regime de franchising foram responsáveis por cerca 1,49% do emprego e contribuíram com 2,73% do PIB nacional no ano passado, revela o 21.º Censo de Franchising. As marcas nacionais continuam a liderar, representando perto de 67% dos conceitos existentes

O franchising foi responsável por cerca 1,49% do emprego (mais 67.760 postos de trabalho) e contribuiu com 2,73% do PIB nacional em 2015, revela 21º Censo de Franchising, realizado pelo Instituto de Formação em Franchising, com a colaboração do ISCTE.

Em temos de riqueza gerada, as redes de franchising foram responsáveis por mais de 4.900 milhões de euros (contra 4.624 milhões em 2014), sendo que mais de metade dos conceitos de negócio (77%) requerem um investimento até 50.000 euros.

Em 2015, estavam a operar em Portugal 552 marcas de franchising (11.120 unidades), sendo que, "deste total, 38 são novos conceitos que iniciaram a sua atividade no ano passado e que contribuíram para a dinâmica positiva deste modelo de negócio", revela a análise do Instituto de Formação em Franchising.

Os conceitos nacionais continuam a liderar o panorama do Franchising em Portugal, representando 66,9% do universo total das marcas. Destaque para o Minipreço e a Optivisão que, com 260 e 243 unidades franchisadas, respetivamente, lideram o ranking das redes afiliadas do Instituto de Formação em Franchising.

Espanha consolida a segunda posição, com 14,9% das marcas (mais 2% face ao ano anterior). "Estados Unidos, França, Itália, Brasil e Reino Unido, entre outros, são a proveniência de conceitos em franchising ativos em Portugal em 2015 e que na sua globalidade correspondem à origem de 18,2% das marcas", refere o estudo.

Destaque para o crescimento do sector da restauração, "que, durante alguns anos, esteve estagnado e que surge agora com crescimento de quase 3% face a 2014". No entanto, o sector dos serviços continua a dominar, correspondendo a mais de metade das redes que operam em Portugal.