Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Pedro Leitão e Ángel Corcostegui na administração da Caixa

  • 333

O ex-administrador da PT Pedro Leitão e o ex-presidente do Banco Santander Central Hispano (hoje Santander) Ángel Corcostegui são dois dos nomes propostos para a nova administração da Caixa

A lista com os membros da nova administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD), proposta pelo futuro presidente do banco, António Domingues, aguarda ‘luz verde’ do Banco Central Europeu (BCE). O Expresso apurou que foram convidados para integrar a nova gestão Pedro Leitão, ex-administrador da PT, e Ángel Corcostegui, ex-administrador do Banco Santander Central Hispano (hoje Banco Santander).

Contactado pelo Expresso, Pedro Leitão, atualmente a desempenhar o cargo de presidente interino da Angola Telecom, escusou-se a comentar a informação do Expresso. Pedro Leitão terá sido convidado para administrador executivo. O gestor tem trabalhado sobretudo na área das telecomunicações e, em 2014, quando a PT foi vendida à Altice, acumulava o cargo administrador da PT e da PT Portugal. Está a trabalhar na Angola Telecom, empresa em fase de reestruturação, desde de fevereiro deste ano.

Não foi possível obter qualquer comentário de Ángel Corcostegui, ex-presidente do Banco Santander Central Hispano, instituição onde esteve entre 1994 e 2002. Foi fundador do fundo Magnum em 2006. Corcostegui terá sido convidado para administrador não executivo.

A lista da futura administração da Caixa é composta por 19 membros, número que mereceu já o reparo do BCE, que aconselhava reduzir o número para 15. A comissão de avaliação dos administradores da Caixa, liderada por Luís Laginha de Sousa, já enviou o relatório com o perfil individual e coletivo da lista para os reguladores. Fazem parte da lista Rui Vilar, Leonor Beleza, Carlos Tavares, Pedro Norton e Emídio Pinheiro.