Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Pão Bimbo conclui aquisição da Panrico

  • 333

Donuts, Bollycao e La Bella Easo são marcas que passam a fazer parte do portefólio da Bimbo, que nesta operação teve de vender o pão Panrico

Catarina Nunes

A Autoridade da Concorrência Portuguesa e a Comissão Nacional de Mercados e da Concorrência (CNMC) Espanhola aprovararam a aquisição da Panrico por parte da Bimbo. A operação abrange a compra de 100% das ações da Panrico e a venda simultânea à Adam Foods S.L.(dona da Cuétara e da Filipinos) das marcas de pão da Panrico, assim como outros ativos para pão e derivados, em Portugal, Espanha e Andorra.

A operação complementa o negócio do Grupo Bimbo em Portugal e Espanha, com a inclusão no portefólio de marcas como Donuts, Bollycao e La Bella Easo, Eidetesa e Qé. Esta aquisição reforça ainda a estratégia de fortalecimento da posição do Grupo Bimbo em Portugal e Espanha ao complementar a sua carteira de produtos, fábricas e rede de distribuição.

“A soma de marcas reconhecidas e complementares, juntamente com a experiência no sector de ambas as empresas e o potencial dos seus profissionais e as redes de distribuição, vão permitir-nos capitalizar novas oportunidades que surjam num mercado tão competitivo”, afirma José Manuel González Guzmán, diretor-geral da Bimbo Ibéria, em comunicado.

A Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo, com 163 fábricas e mais de 1.600 centros de venda em 22 países da América, Europa e Ásia. Pão de forma fresco e congelado, pão torrado, bolos, bolachas, queques, muffins, bagels, produtos embalados, tortilhas, snacks salgados, confeitaria são algumas das categorias de produtos onde está presente.

Fabrica mais de 10.000 produtos e tem uma das maiores redes de distribuição do mundo, com mais de 2,6 milhões de pontos de venda e mais de 53.000 rotas, contando com 128.000 colaboradores. Em Portugal e Espanha está presente através da filial Bimbo Ibéria, onde comercializa mais de 100 referências das marcas Bimbo, Silueta, Ortiz, Thins, Oroweat, The Rustik Bakery, Thomas, Martínez, Bony, Pantera Rosa, Tigretón, Eagle e Takis. A empresa tem cerca de 2.000 colaboradores e oito fábricas.

A Panrico, por seu lado, é um grupo de alimentação de origem espanhola, fundado em 1962, e com atividade em Espanha e em Portugal. O seu produto mais emblemático são os Donuts e em 2008 adquiriu à Kraft Food as marcas Chiquilín, Filipinos, Artinata Y Princesa. Em 2010 passou por um plano de reestruturação devido à crise, que implicou a reestruturação de dívida no valor de €605 milhões.

Em 2011, o fundo de investimento Oaktree assumiu o controle da empresa para implementar o plano de reestruturação, reduzir os custos de produção e encarar a concorrência das marcas próprias, ao qual se sucedeu um plano de viabilidade em 2013. Em 2014, a Panrico tinha melhorado os seus resultados, reduzindo o prejuízo para €13 milhões.