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Bancos lançam campanha de segurança em férias

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'Não dê férias à segurança' é o lema da campanha da Associação Portuguesa de Bancos, sobre os cuidados a ter na utilização da Internet durante o verão

Catarina Nunes

Os principais bancos que atuam em Portugal, membros da Associação Portuguesa de Bancos, acabam de lançar uma campanha de divulgação das principais precauções a ter para evitar problemas de fraude e phishing, por serem as férias de verão um época mais propícia à utilização da Internet.

Esta é uma campanha que o Fórum Interbancário de Segurança On-Line da Associação Portuguesa de Bancos promove três vezes por ano (Páscoa, verão e Natal) por serem épocas mais propícias à utilização de equipamentos informáticos e computadores menos habituais, além dos utilizadores estarem mais descontraídos.

A campanha arranca hoje e vai estar no ar até meados de setembro, no site da Associação Portuguesa de Bancos (APB)e nos meios de divulgação próprios dos bancos associados.


Aqui ficam algumas dicas:

• Dificultar o acesso indevido aos smartphones e tablets, protejendo-os com uma password de acesso, por serem equipamentos que podem ser facilmente perdidos ou roubados

• Instalar apenas as aplicações disponibilizadas pelos fornecedores confiáveis (App Store, Google Play, WindowsPhone Store, BlackBerry World, Nokia Store) e confirmar sempre quais são os níveis de permissão pedidos

• Estabelecer limites e criar regras de utilização da Internet, como implementar restrições de acesso para impedir as crianças de instalar ou executar programas sem supervisão de adultos

• Instalar um antivírus nos equipamentos
• Atualizar o sistema operativo e as aplicações instaladas, para diminuir os riscos de ataque virtuais e a instalação de aplicativos maliciosos

• Aceder apenas a redes wi-fi conhecidas

• Não clicar em ligações nem fazer download de aplicativos de fontes desconhecidas

• Não menosprezar os jogos online, muito apreciados pelas crianças e jovens, porque alguns são vias para obter passwords e informações pessoais