Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

A Nintendo fez uma revelação sobre o Pokémon e os investidores assustaram-se

  • 333

GETTY

Euforia nos telefones, anticlímax nos mercados: ações da Nintendo tiveram a maior queda em 26 anos

A euforia do Pokémon GO prossegue nas ruas – a avaliar pelo número de utilizadores que continuam a fazer o download do jogo – mas acabou na bolsa. As ações da Nintendo caíram esta segunda-feira mais de 18% na bolsa de Tóquio, o que corresponde ao valor mais baixo registado desde 1990.

Em causa está o facto de a empresa ter reconhecido que as receitas da app terão um “impacto limitado” nas suas contas, pelo que não irá rever em alta as previsões do balanço final. O jogo que está a fazer furor pelo mundo, levando milhares de pessoas para a rua à caça das pokébolas, é fruto de uma parceria da Pokémon Company, que é apenas detida a 32% pela Nintendo, com a Niantic Labs.

“O mercado está a reagir em 'excesso' ao comunicado da Nintendo. Acredito que o Pokémon GO terá efeito nas receitas da empresa, dado a tendência de forte procura do jogo”, disse à Reuters David Gibson, um analista da Macquarie Securities Group.

Na sexta-feira, a app foi lançada finalmente no Japão, onde nasceu o videojogo, tendo-se revelado também um sucesso instantâneo. Poucas horas depois de estar disponível, 10 milhões de japoneses fizeram o download da aplicação, refere o “The Verge”. Durante o dia, as ações da Nintendo dispararam quase 10% face à expectativa dos investidores.