Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preços aquecem nos hotéis do Algarve

  • 333

O aumento de turistas no Algarve faz prever hotéis cheios até outubro

Ana Brigida

Este ano, com a enchente de turistas alargou-se a época alta e as diárias estão com subidas de dois dígitos

Algarve cheio no verão não é novidade. Mas pela primeira vez desde os anos de crise, os hoteleiros estão otimistas por estarem a conseguir vender quartos com um aumento efetivo nos preços, em vez de encher as unidades à custa de tarifas congeladas, descontos e promoções.

“Há de facto uma recuperação do negócio via aumento dos preços. Desde janeiro estamos com 10,5% de ocupação a mais face ao ano passado, e em volume de vendas o aumento é de 16,5%”, adianta Elidérico Viegas, presidente da associação dos hotéis do Algarve (AHETA). “Estamos a recuperar os preços perdidos com a crise, que afetou muito as empresas do Algarve”.

Num ano de crescimento atípico de turistas, é a lei da oferta e da procura a funcionar. “Não houve aumentos especulativos, mesmo com a grande enchente que está a haver no Algarve”, frisa Nuno Ferreira Pires, administrador do grupo Pestana, que tem 12 hotéis na região (incluindo Pousadas), onde o aumento médio do preço dos quartos se cifra em 10%. “Estes aumentos não proíbem ninguém de vir ao Algarve, nomeadamente os portugueses. Tivémos até alguma contenção nos preços em agosto por causa do mercado doméstico”.

Leia mais na edição deste fim de semana