Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

TAP alicia turistas americanos

  • 333

LANÇAMENTO. O programa Stopover resulta da aposta da TAP no mercado norte-americano, com a recente abertura de duas novas rotas (Boston e Nova Iorque – JFK)

LUÍS BARRA

Companhia aérea lança programa Stopover, convidando passageiros de longo curso a parar e ficar até três dias em Portugal. Objetivo: trazer mais meio milhão de turistas até 2018

Preços exclusivos em hotéis, oferta de uma garrafa de vinho em restaurantes e experiências gratuitas, como passeios de tuk tuk, visita a museus, observação de golfinhos no Sado e degustações. São estas as vantagens que a TAP vai oferecer aos norte-americanos que queiram parar em Portugal antes de seguirem para outros destinos.

A companhia aérea portuguesa lançou esta terça-feira o programa Portugal Stopover, incentivando os passageiros de longo curso, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o país, podendo ficar até três dias numa destas cidades portuguesas. Este novo produto “tem como objetivo captar cada vez mais visitantes internacionais para Portugal”, anunciou esta terça-feira a companhia.

Tal pressupõe, um “mercado norte-americano com novo fôlego”, com “nove rotas diretas”. Para já, a companhia aérea lançou voos diretos diários para Lisboa a partir de Nova Iorque - Aeroporto Internacional John F. Kennedy, desde 1 de julho, e também de Boston - Aeroporto Internacional Logan, desde 11 de junho, atingindo um total de 30 voos semanais entre Portugal e os Estados Unidos.

Objetivo: um milhão de clientes dentro de três anos

Ao todo, a transportadora aérea espera trazer, no prazo de três anos, “mais de 1 milhão de clientes do mercado norte-americano”, contando com o alargamento às redes da Jet Blue (Estados Unidos) e da Azul (Brasil). No mesmo período, quer “trazer meio milhão de novos visitantes a Lisboa e Porto com o Stopover Portugal”, colocando o país “no top 10 de destinos europeus no mercado americano”.

Trata-se do tempo de ligação entre dois voos com mais de 24 horas, em que as companhias aéreas incentivam os seus clientes a visitar as cidades durante esse período sem custos adicionais à viagem. De acordo com a TAP, esta é uma forma de o cliente percecionar que faz duas viagens pelo preço de uma. A companhia espera que estes 500 mil clientes que conta conquistar em três anos gastem 150 euros por dia em média, com uma média de duas noites por estadia (1 milhão de noites no espaço de três anos) e com um impacto de 150 milhões de euros na economia nacional.

“Com este programa queremos trazer mais 150 mil turistas a Portugal em 2017 e mais 300 mil em 2018, reforçando o nosso contributo para a promoção de Portugal como destino turístico de excelência e sublinhando o importante valor da TAP para a economia nacional, para a criação de riqueza e para a geração de emprego”, afirma Fernando Pinto, presidente da TAP.

Dois destinos pelo preço de um

Destinado aos turistas que reservam viagens com origem nos Estados Unidos ou Brasil e cujo destino final seja Europa ou África, com escala em Lisboa ou Porto, os passageiros TAP “são convidados a usufruir de dois destinos pelo preço de um, podendo ficar entre um a três dias numa estada em Portugal”. Também os passageiros com origem noutros destinos da rede TAP (Europa ou África) e em trânsito para os Estados Unidos ou Brasil podem beneficiar do programa Stopover em Lisboa ou Porto, que conta com uma rede de mais de 150 parceiros (hotéis, restaurantes e outros).

“Portugal será assim a porta de entrada para milhares de turistas norte-americanos que viajarão com a TAP para a Europa e aos quais a companhia deseja dar a conhecer o País, tirando partido das vantagens geoestratégicas do hub da TAP em Lisboa, e tornando-o não apenas na entrada preferencial na Europa para os viajantes dos voos intercontinentais da companhia, mas também um destino integrado na viagem, o que potencia o regresso e a permanência em Portugal desses passageiros, bem como a recomendação do destino”, divulgou a companhia esta terça-feira.

Site da TAP ou aplicação no telemóvel

A TAP analisou o perfil do viajante norte-americano, com base em estatísticas oficiais, e concluiu que este faz duas a três viagens por ano, com uma média de sete noites por viagem. De acordo com os dados divulgados pela companhia aérea, 92% dos visitantes são repetentes, 83% visitam um país e 11% duas cidades, “o que é uma oportunidade para o Stopover”.

A companhia divulgou ainda que a opção de reserva do Stopover está acessível no módulo de pesquisa de voos do site da TAP, mas também numa aplicação inovadora, disponível na Apple Store ou no Google Play, através da qual o passageiro Stopover recebe um cartão identificativo virtual com o qual se apresentará junto dos parceiros de modo a beneficiar das vantagens exclusivas. “Esta app é também uma forma de conhecer e ajudar o cliente, funcionando como guia de viagem e permitindo que o cliente partilhe nas redes sociais as suas experiências, incentivando a viagem a Portugal dos seus amigos e familiares”.