Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Mercado automóvel cresce 11,7% em junho

  • 333

GETTY

As vendas de automóveis em Portugal continuam a aumentar, mas abrandaram o ritmo de crescimento. Renault, Peugeot e Volkswagen ocupam os três primeiros lugares do ranking nacional no primeiro semestre

As vendas globais de veículos automóveis no mercado português continuaram a aumentar em junho, registando uma variação homóloga de 11,7%, correspondente à venda de 27.099 veículos ligeiros e pesados, refere a ACAP - Associação Automóvel de Portugal. Por marcas, a Renault lidera as vendas, seguida pela Peugeot e pela Volkswagen, todas com mais de 10 mil veículos vendidos no primeiro semestre. As marcas premium aparecem em quarto e quinto lugar, ocupados, respetivamente, pela Mercedes e pela BMW.

Em termos acumulados, no primeiro semestre de 2016, foram vendidos em Portugal 137.751 veículos automóveis, o que representou uma variação homóloga de 17,9%.

A ACAP refere que o crescimento do mercado nacional está a abrandar. Registou "um ritmo muito forte no primeiro trimestre do ano devido a uma antecipação de compras de veículos ligeiros provocada pelo aumento da fiscalidade automóvel", explica a ACAP. Em maio, a variação homóloga tinha sido de 13,7%.

A ACAP adianta que "o bom desempenho no sector do turismo, com os consequentes reflexos nas vendas de veículos para a actividade de rent-a-car, tem suportado parte do crescimento registado no mercado de automóveis ligeiros".