Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Lisboa arranca em alta numa Europa marcada pela incerteza

  • 333

Ralph Orlowski/GETTY

Depois de ter afundado 7% na sexta-feira, a Bolsa de Lisboa arrancou a semana com o PSI20 em alta ligeira. Com o Brexit e as eleições espanholas em pano de fundo, a Europa continua a navegar em águas conturbadas

Os próximos tempos vão ser de incerteza e os mercados irão estar bastante voláteis e nervosos. Porém a maioria das bolsas europeias iniciaram a semana com uma tendência positiva, que poderá inverter a qualquer momento.

O PSI20 estava a valorizar 0,30% meia hora depois do início da sessão. O espanhol Ibex35 registava a maior subida: 2,39%. O facto de haver uma vitória mais clara do PP de Mariano Rajoy torna mais fácil a formação de governo em Espanha.

"Tendo em conta a instabilidade que paira na Europa face às consequências da saída de Inglaterra para a União Europeia e para a economia do velho continente, já bastante frágil, pode dizer-se que o início de segunda-feira está a ser razoavelmente tranquilo", disse ao Expresso, um analista de um banco português. Os ganhos ligeiros da bolsa são também uma recuperação técnica natural depois das quebras acentuadas na semana passada. Lisboa fechou na sexta-feira com uma desvalorização de 7%.

A liderar os ganhos no PSI20 está o BCP, com uma subida de 2,22%, seguindo-se a Corticeira Amorim (1,82%) e a Sonae (1,5%). Nas descidas destaque o destaque vai para a Pharol, com uma desvalorização de 1,03% e a Portucel (-0,93%).