Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida descem depois de subida na ‘sexta-feira negra’

  • 333

Os juros das Obrigações de quatro periféricos do euro, incluindo Portugal, estiveram esta segunda-feira em queda. A maior descida dos juros e do prémio de risco registou-se para Espanha. Juros das obrigações britânicas a 10 anos caíram para menos de 1%, um mínimo histórico

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields das Obrigações do Tesouro português (OT), no prazo de referência, a 10 anos, desceram sete pontos base esta segunda-feira, no mercado secundário da dívida soberana, fechando em 3,3%, depois de na sexta-feira passada terem disparado 27 pontos base subindo para 3,37%.

O movimento de descida das yields abrangeu quatro dos periféricos do euro. A exceção foi a Grécia, onde as yields das obrigações gregas a 10 anos fecharam em 8,9%, uma subida de 15 pontos base em relação a sexta-feira.

A maior descida do dia, no prazo a 10 anos, registou-se com as yields das obrigações espanholas que caíram 18 pontos base, fechando em 1,46%, depois de terem subido para 1,64% na sexta-feira passada.

Ao contrário da ‘sexta-feira negra’ (24 de junho), pós-Brexit, em que um ‘efeito de tesoura’ no mercado da dívida, gerou uma subida das yields nos periféricos e uma descida nos países do centro da zona euro, hoje o movimento de descida foi comum.

Mínimos históricos na Alemanha, Reino Unido e Suíça

As yields das obrigações alemãs a 10 anos -designadas por Bunds - desceram ainda mais esta segunda-feira, de pois de terem regressado a terreno negativo na sexta-feira, no auge da corrida a valores refúgio em dia de pânico financeiro provocado pelo Brexit. As yields das Bunds, no prazo de referência, desceram de -0,052% na sexta-feira para -0,117% esta segunda-feira. O mínimo histórico foi registado durante a sessão de sexta-feira, quando no auge do pânico financeiro, as yields das Bunds caíram para -0,17%.

Outro mínimo histórico em terreno negativo foi registado nas yields das obrigações suíças a 10 anos que chegaram a cair para -0,537%, tendo fechado em -0,533%.

Também se registou um mínimo histórico nas yields das obrigações britânicas a 10 anos que caíram hoje para menos de 1%, tendo fechado em 0,933%.

No caso dos Estados Unidos, as yields das obrigações - as US Treasuries - a 10 anos aproximaram-se hoje de mínimos históricos. Fecharam esta segunda-feira em 1,45%, próximo do mínimo de 1,43% registado no encerramento de 25 de julho de 2012. Durante a sessão de hoje chegaram a cair para 1,406%, próximo do mínimo intradiário de 1,38% registado a 21 de julho 2012.

  • Os juros das Obrigações do Tesouro português a 10 anos abriram esta sexta-feira a subir para 3,7%, um máximo do mês. A vitória do Brexit está a provocar um 'efeito tesoura' na zona euro. Os juros dos periféricos sobem e os juros da Alemanha fixam novos mínimos em terreno negativo