Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Mais 200 navios em Sines

  • 333

O crescimento do tráfego permitido pelo alargamento do canal vai beneficiar o principal porto português

O aumento de tráfego marítimo induzido pelo novo canal do Panamá vai trazer “pelo menos mais 200 navios por ano” ao porto de Sines, diz o seu presidente, João Franco.

O alargamento do canal vai aumentar o comércio marítimo internacional “com vantagens para Sines, ainda que marginais. Prevemos que a partir de agora o porto de Sines receba pelo menos mais 200 navios por ano, sobretudo porta-contentores”, explica João Franco. Na prática, é um aumento da ordem dos 10% no volume total de navios e de 20% nos porta-contentores. Sines espera receber até ao final de 2016 entre 2000 e 2100 navios mercantes.

A inauguração do novo canal está prevista para amanhã, dia 26, mas não é expectável que a partir de segunda-feira já haja “engarrafamento” de navios para atravessar. Por outro lado, os próprios operadores e armadores estão a redefinir as rotas. Contudo, João Franco admite que o novo canal do Panamá “deverá ter reflexos interessantes na atividade de Sines já em 2016. Mas só no próximo ano é que serão significativos”.


Leia mais na edição deste fim de semana