Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Wall Street abre a cair mais de 2,5%

  • 333

LUCAS JACKSON

Os índices Dow Jones 30 e S&P 500 recuam cerca de 2,5% na abertura desta 'sexta-feira negra'. O impacto do Brexit já provocou derrocadas bolsistas em Tóquio e na maioria das praças financeiras europeias. As quebras em Nova Iorque são, por enquanto, muito menores do que do outro lado do Atlântico

Jorge Nascimento Rodrigues

As quebras nos principais índices das bolsas de Nova Iorque são, na abertura desta sexta-feira, inferiores a 3%, quer em Wall Street quer no Nasdaq (a bolsa das tecnológicas). O recuo é, em média, de 2,5%, mas a volatilidade ligada ao índice S&P 500 já disparou 38%.

A onda de choque do Brexit chegou, agora, aos Estados Unidos, mas é inferior ao que se regista na Europa, cuja sessão ainda decorre, ou se verificou em Tóquio, cuja negociação já terminou há mais de sete horas e viu o índice Nikkei 225 perder num só dia quase 8%.

Na Europa, o elo mais fraco continua a situar-se em três periféricos do euro nas bolsas de Atenas, Madrid e Milão, que caem mais de 10%. O PSI 20, da bolsa de Lisboa, recua 7% à hora de abertura de Nova Iorque.