Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Libra em queda livre

  • 333

Divisa britânica no valor mais baixo desde 1985. Banco de Inglaterra preparado para tomar todas as medidas necessárias na sequência do Brexit

A libra esterlina colapsou esta madrugada de 1,5 dólares para menos de 1,33 dólares, o valor mais baixo desde 1985. A divisa britânica entrou em queda livre à medida que os resultados do do referendo indicavam a saída do Reino Unido da União Europeia.

Esta é a queda mais acentuada da libra esterlina num único dia, ultrapassando em poucas horas o anterior crash da “Black Wednesday”, quando em 1992 o Reino Unido saiu do então mecanismo de taxas de câmbio do sistema monetário europeu.

Em comunicado, o Banco de Inglaterra já anunciou que vai “tomar todas as medidas necessárias para cumprir com a sua responsabilidade em termos de estabilidade monetária e financeira”, acrescentando que está a monitorizar de perto os desenvolvimentos após o referendo de quinta-feira no Reino Unido, que teve como resultado a saída da União Europeia.

Segundo a Lusa, esta manhã, a divisa do Reino Unido caiu 8,61% face ao dólar, até aos 1,36 dólares enquanto o euro perdeu 3,40% face ao dólar.