Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bancos pedem €400 mil milhões ao BCE no leilão desta semana

  • 333

No primeiro leilão da segunda série da linha de financiamento TLTRO do Banco Central Europeu registaram-se 514 bancos que pediram 399,29 mil milhões de euros

Jorge Nascimento Rodrigues

Os bancos da zona euro solicitaram ao Banco Central Europeu (BCE) cerca de 400 mil milhões de euros no primeiro leilão da segunda série da linha de financiamento condicionado conhecida pelo acrónimo inglês TLTRO (de Targeted Longer-term Refinancing). O leilão foi aberto na quarta-feira e os resultados divulgados esta sexta-feira. Ocorreram 514 bancos, segundo comunicou o BCE. O valor exato foi de 399,29 mil milhões de euros.

Trata-se do primeiro leilão da nova série de uma linha de financiamento a 4 anos que visa obrigar os bancos da zona euro a direcionarem esse dinheiro para empréstimos à economia real. O juro que pagam é de 0%, mas poderão ter o benefício de serem aplicadas taxas negativas até -0,4% (a referência da taxa negativa de remuneração dos depósitos dos bancos no cofre do BCE), o que significará que, em vez de nada pagarem em juros, ainda poderão receber um ganho.

Os três próximos leilões decorerrão em setembro e dezembro deste ano e em março de 2017.