Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nova Iorque abre com ganhos

  • 333

Wall Street e Nasdaq abriram esta quinta-feira registando avanços nos seus principais índices. Volatilidade desceu em Nova Iorque. Bolsas de Milão, Madrid e Paris lideram subidas na Europa. Libra em novo máximo do ano

Jorge Nascimento Rodrigues

Os mercados financeiros ocidentais estão dominados pelo 'sentimento' otimista de que a opção dos britânicos pela permanência do Reino Unido na União Europeia vai ganhar no referendo desta quinta-feira. As bolsas de Nova Iorque acabam de abrir em terreno positivo. O Dow Jones 30 sobe 0,6% e o S&P 500 e o Nasdaq avançam 0,8%.

A volatilidade desceu 14% no índice VIX ligado ao S&P 500.

Na Europa, o índice MIB de Milão lidera as subidas, ganhando 2,7% pelas 14h30 (hora de Portugal), quando Wall Street abriu. Acima de 1,5% registam-se, também, subidas dos índices Ibex 35 de Madrid e Cac 40 de Paris. Em Lisboa, o PSI 20 sobe mais de 1%, com quatro títulos a ganharem mais de 2% - Corticeira Amorim, The Navigator Co, NOS SGPS e BCP. Do lado vermelho, Mota-Engil e Pharol recuam mais de 1%. Contudo, a subida na Europa dá sinais de estar a desacelerar.

Os mercados asiáticos fecharam 'mistos', mas o índice MSCI para a Ásia Pacífico encerrou esta quinta-feira a ganhar 0,8%.

A libra esterlina fixou um novo máximo do ano pelas 10h30 (hora de Portugal) trocando-se por 1,494 dólares. Até à abertura de Nova Iorque tem-se mantido nesse patamar de 1,49 dólares ou muito próximo.

O preço do barril de petróleo subiu para 50,72 dólares pela hora de abertura dos mercados nos EUA, um aumento de 1,6% em relação ao encerramento de ontem. O preço da onça de ouro desceu ligeiramente para 1263,8 dólares.

  • As principais praças financeiras da Europa iniciaram com ganhos esta quinta-feira de referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. O índice PSI 20 está em linha com a trajetória europeia

  • A dez minutos da abertura das urnas no Reino Unido para o referendo sobre a permanência na União Europeia, Tóquio e Hong Kong negociavam em terreno positivo e as bolsas chinesas estavam no vermelho. Preço do Brent e do ouro em alta