Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Hotéis: portugueses vão bater os ingleses no verão algarvio

  • 333

O maior volume de reservas nos hotéis é de portugueses, ao contrário do ano passado

Paulo Vaz Henriques

Reservas dos portugueses nos hotéis da região para julho e agosto ultrapassam as de britânicos e alemães, que foram campeões no verão de 2015

Os portugueses são apontados como o primeiro mercado no Algarve no verão de 2016, revela um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realizado aos hotéis da região com base em reservas efetivas.

O mercado nacional vai assim destronar, pela primeira vez, o Reino Unido e a Alemanha, tradicionais 'campeões' em dormidas nos hotéis do Algarve no verão. Apesar destes turistas também evidenciarem crescimento na região, o aumento dos portugueses é ainda mais expressivo.

A nível nacional, 18% dos hoteleiros avançam que o mercado português será no verão o mais expressivo, o que é notório também na região norte, onde este ano deverá 'destronar' os franceses (que vo verão de 2015 foram o principal mercado).

O inquérito da associação dos hoteleiros também revela que os portugueses foram o principal mercado dos hotéis em grandes eventos na região Porto e norte, designadamente no Rally de Portugal, que decorreu de 19 a 22 de maio, e o NOS Primavera Sound, de 9 a 11 de junho.

Também no Rock' in Rio, em Lisboa, os portugueses foram o principal mercado, 'ex-aequo' com os ingleses, e seguidos de perto por franceses. Relativamente ao concerto NOS Alive que vai decorrer em julho em Lisboa, os franceses são o principal mercado esperado pelos hotéis, com um peso de 21%.

Apesar do crescimento turístico no primeiro quadrimestre de 2016, "as taxas de ocupação dos hotéis ainda não atingiram os valores de 2007 e 2008", salienta Cristiva Siza Vieira, presidente executiva da AHP. E abril foi o melhor mês do quadrimestre, apesar da Páscoa ter decorrido em março.