Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas de Nova Iorque abrem a subir mais de 1%

  • 333

O índice Dow Jones 30 abriu esta segunda-feira com ganhos de 1,1% e o índice do Nasdaq, a bolsa das tecnológicas, avançou 1,2% nos primeiros minutos. Europa regista seis praças financeiras com subidas superiores a 3%, com Dublin a liderar. PSI 20 sobe 2,8%

Jorge Nascimento Rodrigues

Depois da "região" da Ásia Pacífico fechar com um ganho global de 1,8% e da Europa registar seis praças financeiras importantes com subidas acima de 3% pelas 14h30 (hora de Portugal), as bolsas de Nova Iorque abriram esta segunda-feira em terreno positivo, com os principais índices a avançarem mais de 1%.

A descida do risco de Brexit, que dominou a volatilidade financeira em grande parte da semana passada, animou esta segunda-feira o "sentimento" dos investidores na Ásia, cujos mercados financeiros já fecharam, e na Europa e já contagiou Wall Street e o Nasdaq.

Depois de terem fechado na sexta-feira passada em terreno negativo, os principais índices das bolsas de Nova Iorque abriram hoje em alta: 1,1% para o Dow Jones 30; 1,16% para o S&P 500; e 1,24% para o Nasdaq.

O preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia de referência internacional, prosseguia, à hora de abertura das bolsas de Nova Iorque, a trajetória acima de 50 dólares.

Na Europa, pelas 14h30 (hora de Portugal), o índice ISEQ, da bolsa de Dublin, lidera as subidas, registando um avanço de 4,5%, e, em Lisboa, o PSI 20 sobe 2,8%. Tanto o índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) como o Eurostoxx 600 (que abarca 600 títulos de 18 países europeus, membros e não membros da União Europeia) registam uma subida de 3,8%. Com índices a subir mais de 3% incluem-se, por orddem descrescente, o ISEQ de Dublin, o AEX de Amesterdão, o DAX de Frankfurt, o Cac40 de Paris, o FTSE 100 de Londres e o Ibex 35 de Madrid. Holanda e Irlanda são os países europeus mais expostos aos impactos do Brexit (vitória da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo da próxima quinta-feira), segundo um estudo da Global Counsel.

  • A bolsa de Tóquio liderou esta segunda-feira as subidas na Ásia Pacífico. Na Europa, o índice Ibex 35 da bolsa de Madrid toma a dianteira. PSI 20 em linha com a trajetória altista europeia. Sondagens dão empate entre Brexit e permanência do Reino Unido na União Europeia. Preço do Brent acima de 50 dólares