Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Auditoria à CGD? A “Comissão Europeia não é um auditor”

  • 333

Em resposta ao Expresso, o porta-voz da Comissão Europeia recusou comentar “especulações da imprensa sobre processos específicos”. Esta sexta-feira, a TSF avançou que Bruxelas e o BCE estavam a ponderar a possibilidade de realizarem uma auditoria à Caixa Geral de Depósitos

“A Comissão nunca realiza por si uma auditoria financeira ou forense”. Foi assim que respondeu ao Expresso a Comissão Europeia, após as notícias desta sexta-feira que apontavam para que Bruxelas e Frankfut estivessem a equacionar a possibilidade de realizarem uma auditoria à Caixa Geral de Depósitos.

“Deve ficar claro que a Comissão não é um auditor nem realiza auditorias. O que podemos fazer em casos de auxílios estatais é uma avaliação aprofundada de um plano financeiro apresentado por um Estado-membro ou pedir mais informações ao Estado-Membro”, disse um porta-voz da Comissão Europeia ao Expresso, acrescentando que a instituição não comenta “especulações da imprensa sobre processos específicos”.

Esta sexta-feira, a TSF avançou que a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu estão a ponderar fazer uma auditoria à Caixa Geral de Depósitos, antes de darem autorização ao Governo para avançarem com a recapitalização do banco do Estado. Este cenário já será do conhecimento do novo presidente da Caixa, António Domingues, e do Executivo de António Costa.

No último debate quinzenal, Catarina Martins já tinha argumentado uma medida semelhante: pediu que fosse feita uma “auditoria forense”, de forma a ter dados mais rapidamente e evitar atrasos no processo de recapitalização.