Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas: Pausa no abanão provocado pelo Brexit

  • 333

Depois de três dias em forte quebra, as bolsas europeias fizeram uma pausa e estão em alta. O aumento da probabilidade de os britânicos dizerem “sim” à saída da União Europeia está a abanar os mercados

A probabilidade de o Reino Unido sair da União Europeia aumentou segundo as últimas sondagens, e está a provocar um terramoto nos mercados financeiros e a deixar muito nervosos os investidores. Esta quarta-feira, no entanto, as bolsas europeias estão em alta, uma recuperação técnica depois dos últimos dias em quebra acentuada.

As subidas registadas são acima de 1% na generalidade dos mercados. Às 8h40, o PSI20 da Bolsa de Lisboa estava a valorizar 1,12%, o Dax de Frankfurt subia 1,01%, o Ibex35 de Madrid ganhava 1,5% e o Cac40 de Paris trepava 1,3%. Em Lisboa a liderar os ganhos estava a Sonae, com uma subida de 3,34%, logo seguida do BCP, que apresentava uma valorização 3,11%.

A saída do Reino Unido da União Europa, um dos seus poderosos países fundadores, fragilizaria e comprometeria o futuro da instituição, e é isso que os investidores estão a antecipar. "As bolsas estão a tremer com o aumento da probabilidade do Brexit. E os países periféricos, como Portugal, é quem mais sofre", disse ao Expresso um analista. O referendo britânico realiza-se no próximo dia 23.

O nervosismo é tão grande, que na segunda-feira as taxas de juro alemãs a 10 anos bateram o mínimo histórico, descendo para os -0,02%.