Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCP volta à fasquia dos 2 cêntimos

  • 333

Depois de terem caído mais de 40% no último mês, as ações do BCP estão a recuperar, e esta quarta-feira já estão a cotar acima dos dois cêntimos

As ações do BCP têm estado a recuperar esta quarta-feira, após cinco sessões consecutivas de perdas, e já viram a cotação subir acima dos dois cêntimos. Os ganhos chegaram a ser superiores a 5%. Ás 12.00, o BCP estava a valorizar 4,15% para 2,1 cêntimos.

O banco liderado por Nuno Amado está a beneficiar da tendência positiva do mercado de capitais, a viver dias de grande volatilidade perante a possibilidade crescente de o Reino Unido sair da União Europeia, mas também do facto de a Moody´s ter realçado uma melhoria do perfil financeiro do BCP. Não obstante, a agência de notação financeira manteve o "rating" da dívida de longo prazo em B1, o quarto nível do chamado "lixo". A dívida do BCP permanece em grau especulativo.

O BCP, que ainda tem de pagar 750 milhões de euros de empréstimo obrigacionista convertível (CoCO´s), tem estado a ser penalizado pela possibilidade de ter de vir a fazer um aumento de capital. Uma pressão que aumenta se o banco vier a participar no processo de compra do Novo Banco. As ações caíram 60% desde o início do ano.