Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Brasileira Oi muda de presidente

  • 333

Bayard Gontijo apresentou a sua demissão da liderança da empresa brasileira de telecomunicações, que é detida em 27,5% pela portuguesa Pharol SGPS. Para o seu lugar passa Marco Schroeder, antigo administrador da PT

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

A Oi, empresa brasileira de telecomunicações que tem a portuguesa Pharol (antiga Portugal Telecom SGPS) como acionista, mudou de presidente, passando a ser liderada por Marco Schroeder, até aqui administrador financeiro da companhia.

A subida de Schroeder ao cargo de CEO (presidente executivo) da Oi acontece depois de na sexta-feira Bayard Gontijo ter apresentado a sua demissão do cargo, segundo um comunicado da Oi replicado pela Pharol através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O novo CEO da Oi trabalhou na empresa entre 2002 e 2011, tendo regressado em 2014 como diretor financeiro internacional e administrador financeiro da PT Portugal (empresa que controlava a área operacional da PT em Portugal e que entretanto foi comprada pela francesa Altice).

Detentora de uma participação de cerca de 27,5% na Oi, a Pharol SGPS tem entre os seus principais acionistas o Novo Banco (12,6%), a própria Oi (10%), o BCP (6,16%), o Norges Bank (3,68%) e a Visabeira (2,64%).