Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Alemães rendidos à fruta portuguesa

  • 333

Tiago Miranda

Vendas de fruta à Alemanha aumentaram 100% em 2015. Acordo com a Lidl, há pouco mais de um ano, foi decisivo

A Alemanha todos os anos vai às praças mundiais comprar, em média, €12,7 mil milhões de fruta e legumes. Um cabaz gigante onde só entram €80 milhões faturados a Portugal.

Parece pouco e é, se olharmos para as necessidades gigantescas daquele país. No entanto, aquele valor representou um aumento de 100% nas exportações de fruta para a Alemanha em 2015, face ao ano anterior.
Manuel Évora, presidente da organização de produtores Portugal Fresh, explica que este crescimento só foi possível, em grande parte, porque se fez pela primeira vez um mega-acordo com a cadeia de distribuição Lidl.

“Nunca antes os produtores portugueses se tinham juntado para negociarem em conjunto um contrato com um comprador de categoria mundial como é a Lidl”, sublinha.

A partir de setembro de 2014 todas as semanas começaram a sair seis camiões carregados de pera rocha para a Alemanha. Através da marca Lidl, Portugal vendeu 12 milhões de peras àquele país em apenas quatro meses. A fruta distribuída naquela rede de supermercados começou então a chegar a milhões de consumidores germânicos.

Leia mais na edição deste fim de semana