Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Isabel dos Santos nomeada presidente da Sonangol

  • 333

A empresária angolana foi nomeada para a presidência do conselho de administração da petrolífera. A Sonangol está a ser alvo de uma reestruturação liderada pela filha do Presidente José Eduardo dos Santos.

Gustavo Costa

Correspondente em Luanda

Isabel dos Santos vai presidir ao conselho de administração da Sonangol depois de ter liderado o processo de reestruturação da companhia. A pretrolífera passará a contar com um modelo de governação dual, ou seja, com um chairman e um presidente- executivo (CEO). A filha do Presidente angolano ocupará a função de chaiman.

Fontes contatadas pelo Expresso confirmam a nomeação da empresária, que deverá ser tornada pública a qualquer momento.

Isabel dos Santos já reagiu em comunicado, sublinhando que a Sonangol decidiu reestruturar-se para fazer à crise do sector petrolífero. "A Sonangol enfrenta esta conjuntura e toma a iniciativa de encarar a mudança e marcar uma nova era", lê-se no comunicado assinado pela empresária. É referido no comunicado que as prioridades estratégicas obrigatórias são "a preocupação com a redução dos custos, bem como o aumento dos lucros e da competitividade".

Será implementado um novo modelo para o sector petrolífero angolano. Em comunicado é ainda dito que a nova equipa vai aumentar a rentabilidade e os dividendos, assegurar uma melhor transparência e uma melhor relação com os investidores.

"Temos, como empresa, que nos comprometer com uma cultura de fazer mais com menos e de nos focarmos na excelência e em resultados. A excelência é a nossa melhor defesa. A excelência é o nosso melhor ataque", afirma. E acrescenta: "Acredito que esta cultura de excelência permitirá enfrentar com sucesso os grandes desafios que o novo contexto do sector petrolífero coloca à Sonangol e ao país".