Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

BCE não altera taxas de juro

  • 333

O conselho do Banco Central Europeu reunido em Viena decidiu manter inalterado o quadro de taxas de juro, com a taxa de referência em 0%. A partir de 8 de junho, o BCE começará a comprar dívida obrigacionista de empresas não financeiras

Jorge Nascimento Rodrigues

O conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu não mexer nas taxas de juro, mantendo, nomeadamente, a taxa de referência em 0%, um mínimo histórico, e a taxa de remuneração de depósitos dos bancos num outro mínimo histórico, em terreno negativo, em -0,4%.

Reunido em Viena, o conselho anuncia que o programa de aquisição nos mercados primário e secundário de títulos de dívida empresarial (empresas não financeiras) arrancará a 8 de junho e que a primeira operação de leilão da segunda edição da linha de financiamento condicionado, conhecida pela sigla em inglês TLTRO, será realizada a 22 de junho.

Os detalhes sobre o programa de compra de dívida empresarial será divulgado ainda esta tarde, depois da conferência de imprensa que o presidente Mario Draghi realiza pelas 13h30 (hora de Portugal).

  • A equipa de Mario Draghi está reunida esta manhã em Viena. O conselho do banco não deverá alterar os juros, mas deflação, Brexit, Grécia, críticas aos estímulos, e previsões macroeconómicas estarão em foco. Expetativa em relação à conferência de imprensa ao início da tarde