Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Sonae Indústria e Arauco juntam-se na Sonae Arauco

  • 333

As duas empresas concluiram hoje a parceria estratégica para os mercados da Europa e África do Sul no negócio dos derivados de madeira, químicos e impregnação de papel

A Sonae Indústria e a Arauco concluiram hoje a formalização da parceria estratégica que cria a Sonae Arauco, uma nova empresa para atuar nos mercados da Europa e África do Sul no negócio dos painéis derivados de madeira, químicos e impregnação de papel.

Na prática, a nova empresa, detida em partes iguais pela Sonae Indústria e Arauco, absorve o universo correspondente à Tafisa e foi acompanhada por um aumento de capital de 137,5 milhões de euros subscrito na totalidade pelos chilenos da Arauco.

Em comunicado, a Sonae Indústria, liderada por Rui Correia, sublinha que a nova unidade "combina duas sólidas e conceituadas empresas, resultando na criação de uma organização mais forte e mais competitiva nos mercados Europeu e Sul-Africano". "Esta parceria é o culminar de uma reorganização levada a cabo com sucesso nos últimos anos pela Sonae Indústria, e assume-se como um passo estratégico decisivo(...). A operação contribui ainda para uma redução substancial do endividamento líquido do grupo Sonae Indústria", refere o comunicado.

Desta forma, a Sonae Indústria reduziu a sua dívida consolidada para um montante inferior a 240 milhões de euros.

De acordo com o comunicado, "para além do refinanciamento da dívida local da operação do Canadá, a Sonae Indústria renegociou com diversas instituições financeiras cerca de 180 milhões de euros de dívida com maturidade de cinco anos".

Ao mesmo tempo, a Sonae Arauco subscreveu um novo empréstimo sindicado a cinco anos com cinco bancos internacionais no valor de 205 milhões de euros.

A parceria entre o grupo português e o os chilenos, exclui, tal como estava previsto, as atividades da Sonae Indústria na América do Norte e o segmento de laminados e componentes, que continuam a ser controlados na totalidade pela Sonae Indústria.

Com 17 fábricas em 5 países, a Sonae Indústria fechou 2015 com 3.245 trabalhadores e um volume de negócios de 1,027 mil milhões de euros. No primeiro trimestre do ano, a empresa voltou aos lucros, depois de vários exercícios no vermelho.

O seu parceiro na nova empresa está focado na área florestal e, no final de 2015, tinha 14 mil trabalhadores e um volume de negócios próximo dos 4,5 mil mil milhões de euros.