Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

PIB cresce 0,2% no primeiro trimestre

  • 333

HUGO DELGADO / LUSA

O produto interno bruto (PIB) registou uma taxa de variação de 0,2% face ao quarto trimestre de 2015 e de 0,9% face ao primeiro trimestre de 2015, avança o Instituto Nacional de Estatística

Expresso

Comparativamente com o quarto trimestre de 2015, o Produto Interno Bruto registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais, uma taxa idêntica à observada no trimestre anterior. O contributo da procura interna foi positivo devido essencialmente ao crescimento do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi negativo, refletindo a redução das exportações de bens e serviços e o aumento das importações de bens e serviços.

Em termos homólogos, o PIB registou um aumento de 0,9% em volume no primeiro trimestre de 2016, quando a variação foi de 1,3% no trimestre anterior.

A procura externa líquida registou um contributo negativo de 1,1 pontos percentuais para a variação homóloga do PIB, igual ao observado no 4º trimestre de 2015, verificando-se uma desaceleração das exportações de bens e serviços e das importações de bens e serviços.

O contributo da procura interna foi de 2 pontos percentuais, inferior ao observado no trimestre precedente (2,4 pontos percentuais) devido à redução do investimento, uma vez que o consumo privado acelerou e o consumo público manteve o ritmo de crescimento do trimestre anterior.

Comparativamente com o quarto trimestre de 2015, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2% em termos reais, uma taxa idêntica à observada no trimestre anterior. O contributo da procura interna foi positivo devido essencialmente ao crescimento do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi negativo, refletindo a redução das exportações de bens e serviços e o aumento das importações de bens e serviços.