Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

IRS: Finanças já reembolsaram €827 milhões

  • 333

A devolução do imposto aos trabalhadores por conta de outrem e pensionistas ainda está a decorrer. Segunda campanha do IRS termina esta terça-feira

Até ao dia 27 de maio de 2016 foram processadas 2.264.785 declarações de IRS, mais 765.883 declarações do que na mesma data de 2015, avançou ao Expresso o Ministério das Finanças.

O valor global dos reembolsos situa-se nos 827 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 160 milhões de euros (+24%), face ao período homólogo, verificando-se também um aumento do reembolso médio de 60 euros.

Segundo as Finanças, “com a introdução de novas regras pela Reforma do IRS de 2014, e cuja primeira implementação tem lugar este ano, o controlo das liquidações e reembolsos exige uma maior atenção por parte dos serviços, o que poderá delongar os procedimentos”.

O que poderá estar a acontecer em alguns casos, apurou o Expresso junto de contribuintes que entregaram a declaração de IRS no início de abril e que ainda não foram reembolsados.

No entanto, “apesar de, acordo com o Código do IRS, os reembolsos poderem ser pagos até dia 31 de agosto de 2016, o Governo e a Autoridade Tributária e Aduaneira estão determinados em proceder aos mesmos no mais curto espaço de tempo, pese embora determinados processos na cadeia de apuramento, liquidação e reembolso/pagamento de imposto não possam ser abreviados”, acrescenta a mesma fonte oficial das Finanças.

Recorde-se que termina esta terça-feira, dia 31 de maio, o prazo para os trabalhadores independentes ou que acumulem rendimentos de diferentes categorias cumprirem esta obrigação fiscal. De acordo com o “Diário Económico” (DE) online, cerca de 700 mil contribuintes ainda não entregaram o IRS.

A segunda fase do IRS arrancou no início deste mês e, segundo informação das Finanças ao “DE”, cerca de 1,3 milhões de contribuintes já declarou o IRS de 2015, contra os dois milhões de contribuintes que, no ano passado, cumpriram esta obrigação neste mesmo prazo.