Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Nestlé é a marca com melhor reputação em Portugal

  • 333

Consumidores portugueses elegem Nestlé, Olá e Mercedes como marcas com maiores índices de confiança, familiaridade ou melhor imagem em estudo da Marktest

A Nestlé foi considerada a marca com melhor reputação pelos consumidores portugueses na edição de 2016 do Marktest Reputation Index. O estudo avaliou 143 marcas em 23 categorias de produtos, de acordo com cinco critérios de análise associados a cada marca: confiança, familiaridade, admiração, imagem e a capacidade de ‘passar a palavra’ entre os consumidores. A Olá e a Mercedes completaram o pódio de marcas melhor avaliadas pelos portugueses.

A presença da Nestlé e da Olá nos dois primeiros lugares deste ranking são o exemplo mais evidente do predomínio da categoria de produtos alimentares neste estudo da Marktest. A Mercedes e a BMW (da categoria automóvel) e a Luso (da categoria de águas) foram, de resto, as únicas marcas que conseguiram ‘furar’ a preponderância dos produtos alimentares no Top 10 de marcas com melhor reputação para os consumidores portugueses.

Nas 10 mais reconhecidas, por cada critério de avaliação, os produtos alimentares lideraram em quase todos: a Nestlé foi a mais valorizada das 143 marcas analisadas nos critérios de familiaridade, a Olá a mais bem avaliada nos critérios de imagem, admiração e capacidade de ‘passar a palavra’ e só a Mercedes conseguiu batê-las no critério de confiança.

Entre as 23 categorias avaliadas, os produtos alimentares tiveram um índice médio de reputação de 79,39 pontos, mantendo assim a liderança que já tinham registado na edição de 2015 do Marktest Reputation Index. Nas posições seguintes surgem as categorias de águas (76,32), smartphones (71,79), cervejas (71,64) e automóveis (71,37). No plano oposto, as categorias com piores avaliações por parte dos consumidores portugueses foram as de empresas de obras em casa, a banca online e as instituições de crédito não bancário, com índices médios de reputação pouco acima dos 50 pontos.

De acordo com os dados do Marktest Reputation Index, a eleição da Nestlé como marca com melhor reputação teve como base a avaliação muito positiva que os consumidores fizeram em todos os critérios de análise. Com particular foco para a familiaridade, a imagem e a confiança suscitada.

O estudo da Marktest avaliou ainda os níveis médios de recomendação e satisfação das marcas e todas aquelas de produtos alimentares que foram avaliadas registaram níveis médios “bastante positivos” por parte dos seus clientes. Nesta análise, a Olá, a Milka e a Nutella tiveram o melhor resultado.

Super Bock lidera cervejas

Entre as restantes categorias analisadas pelo Marktest Reputation Index, destaque para o facto de a Super Bock ter batido a concorrência em toda a linha na categoria de cervejas: foi a marca mais valorizada pelos consumidores em todos os critérios, obtendo uma pontuação global de 79,03, que lhe valeu a 13ª posição no ranking global que mede a reputação. O critério mais bem avaliado pelos consumidores foi a familiaridade da marca, com 81 pontos.

A Sagres (75,77 pontos), a Carlsberg (66,96) e a Heineken (64,80) ficaram nas posições seguintes da avaliação na categoria de cervejas, ocupando, respetivamente, os 27º, 65º e 78º lugares no ranking global de marcas mais valorizadas pelos portugueses.

Na avaliação aos níveis de satisfação e recomendação dos consumidores, a Super Bock também lidera nesta categoria, à frente da Sagres, Carlsberg e Heineken.
Na categoria de refrigerantes — que ocupou a 13ª posição entre as 23 categorias analisadas —, a Coca-Cola venceu o ‘duelo’ com a Pepsi, registando uma pontuação global de 72,02, que lhe valeu a 43ª posição no ranking global de marcas avaliadas pelo Marktest Reputation Index. A Pepsi, por seu turno, teve uma pontuação de 59,72, que a levou a ocupar apenas o 105º no ranking global.