Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Preço do Brent acima de 50 dólares. Novo máximo do ano.

  • 333

O preço do barril de petróleo de Brent, a referência internacional, subiu para mais de 50 dólares logo pela manhã da sessão desta quinta-feira nos mercados financeiros asiáticos. Na abertura dos mercados europeus, o Brent cotava-se em 50,16 dólares

Jorge Nascimento Rodrigues

O preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia de referência internacional, está a subir desde terça-feira.

Durante a manhã da sessão dos mercados financeiros asiáticos, o preço galgou a barreira dos 50 dólares, o que já não se registava desde o início de outubro de 2015. É um novo máximo desde o início de 2016.

Pelas 8h15, hora de Portugal, na abertura dos mercados europeus, o barril de Brent cotava-se em 50,16 dólares. O preço abriu em 48,72 dólares no início da semana.

Na próxima semana realiza-se em Viena mais uma reunião regular da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e muitos analistas não esperam que os objetivos da iniciativa de Doha para congelar a produção do cartel e de alguns outros grandes exportadores e produtores, como a Rússia, se concretizem.