Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal com taxa de regresso ao emprego acima da média europeia

  • 333

Na União Europeia, 17,7% das pessoas que estavam desempregadas no terceiro trimestre do ano passado voltaram a trabalhar no quarto trimestre. Em Portugal foram 21,7%, segundo o Eurostat

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

Portugal registava no final do ano passado um nível de empregabilidade da população desempregada superior à média europeia, de acordo com as estatísticas publicadas esta quarta-feira pelo Eurostat sobre os fluxos do mercado de trabalho na União Europeia.

De todas as pessoas que na União Europeia estavam desempregadas no terceiro trimestre, 17,7% conseguiram voltar a trabalhar no trimestre seguinte, cerca de 64% permaneceram no desemprego e um pouco mais de 18% passaram a integrar o leque dos ativos (um grupo que agrega reformados, estudantes e domésticos).

Em Portugal 21,7% dos que estavam desempregados no terceiro trimestre voltaram a ter um emprego no quarto trimestre, 61,1% continuaram sem trabalho e 17,2% ficaram inativos.

O país com um nível mais elevado de regresso ao trabalho é a Dinamarca, onde no quarto trimestre 32,8% das pessoas que antes estavam sem emprego conseguiram voltar a ter trabalho.

No extremo oposto da tabela, o país com uma menor taxa de regresso ao trabalho entre o terceiro e o quarto trimestres foi a Grécia, com 4%.