Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Empresas recebem €46 milhões para investigar e inovar

  • 333

Portugal 2020 aprova as primeiras 122 candidaturas das empresas aos incentivos à investigação e inovação, apoiando 94 milhões de euros de intenções de investimento empresarial

Já são conhecidos os resultados do primeiro concurso das empresas aos incentivos europeus para investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT).

De acordo com a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI), a quem coube analisar as três centenas de candidaturas a este primeiro concurso para apoiar o investimento das empresas em atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental, foram aprovadas 45,8 milhões de euros de incentivos a 122 candidaturas, que representam intenções de investimentos potenciais de cerca de 94 milhões de euros.

As candidaturas surgiram maioritariamente da região Centro e do Norte do país. Os setores que se destacam são os dos media, convergência digital e inovação, prestação de serviços e produtos e matérias industriais.

Esta medida de apoio do Portugal 2020 está orientada para o objetivo específico de aumentar o investimento empresarial em investigação e inovação, de modo a promover o aumento das atividades económicas intensivas em conhecimento e a criação de valor baseada na inovação, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços, em especial em atividades de maior intensidade tecnológica e de conhecimento.