Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Teixeira dos Santos apontado para a presidência do BIC Português

  • 333

Teixeira dos Santos diz não ao Montepio

Luís Barra

O ex-ministro das Finanças é o nome apontado para a presidência do angolano BIC, desbloqueando assim o impasse na nomeação dos novos órgãos sociais para o próximo mandato

O ex-ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, terá sido o nome indicado para presidir ao banco BIC Português, controlado em 42,5% por Isabel dos Santos e Fernando Teles, fundador do banco BIC Angola, com 37% do capital.

O nome foi avançado pelo Público e esta escolha terá apenas sido comunicada ao Banco de Portugal informalmente.

O Expresso não conseguiu confirmar junto de Teixeria dos Santos se este aceita ou não a presidência do BIC Português.

Recorde-se que a nomeação dos órgãos sociais do BIC em Portugal terá sido negada numa primeira lista concedida pelos acionistas para o próximo triénio. Em causa terá estado a reavaliação da idoneidade do atual vice-presidente do banco, Jaime Pereira, relativamente ao qual o Banco de Portugal terá negado a presidência do banco para o próximo mandato. Jaime Pereira iria substituir Luís Mira Amaral. O mandato dos atuais órgãos sociais terminou em dezembro.

A indicação de Teixeira dos Santos não terá à partida a oposição do supervisor, mas terão ainda de ser reavaliados os restantes membros da equipa para que o Banco de Portugal dê luz verde à equipa.

Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças de José Sócrates, foi nomeado pelo atual governo para integrar a comissão que nos próximos três anos se destina a avaliar a nova gestão da Caixa Geral de Depósitos. Cargo que terá de abandonar caso aceite a presidência do angolano BIC.