Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Portugal e Marrocos vão cooperar na área do gás natural

  • 333

Pipelines de gás natural em Sines

José Ventura

Os dois países vão criar um grupo de trabalho para explorar soluções conjuntas de utilização de infraestruturas de gás

Miguel Prado

Miguel Prado

Jornalista

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, revelou esta quinta-feira que os governos de Portugal e Marrocos vão criar um grupo técnico para estender a cooperação entre os dois países ao sector do gás natural.

Seguro Sanches esteve esta semana em Marrocos para discutir projetos conjuntos na área da eletricidade, mas o tema do gás esteve igualmente em cima da mesa. "Chegámos a um entendimento para criar um grupo técnico para trabalhar soluções de redes e mercados ao nível do gás", disse o governante durante uma conferência em Lisboa promovida pela Dourogás.

Um dos objetivos, sabe o Expresso, é vir a aproveitar capacidade de armazenamento de gás em Portugal que esteja subutilizada para acolher reservas estratégicas de gás de Marrocos.

Nós próximos meses os governos dos dois países deverão voltar a dialogar sobre os projetos de cooperação na área da energia, que incluem a construção de um cabo submarino de transporte de eletricidade entre o Algarve e Marrocos.

Na sua intervenção, Jorge Seguro Sanches garantiu que o gás está na lista de prioridades do Governo, já que o terminal existente em Sines poderá posicionar Portugal como uma plataforma estratégica de entrada de gás natural na Europa, diversificando o aprovisionamento do Velho Continente.