Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Franceses lideram investimento no imobiliário em Portugal

  • 333

Investimento estrangeiro representa 20% das transações imobiliárias no primeiro trimestre

Os franceses são os estrangeiros que mais estão a investir no imobiliário em Portugal, indica o Gabinete de Estudos da APEMIP - Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal.

Entre janeiro e março, diz a associação, os franceses ultrapassaram chineses e britâncios no número total de imóveis adquiridos em Portugal, com uma quota de 26%, mais 10 pontos percentuais que no ano anterior.

No primeiro trimestre, o investimento estrangeiro representou 20% do total das transações efetuadas no sector imobiliário em Portugal, refere a APEMIP, sublinhando que esta percentagem representa uma queda de 3% face ao ano anterior, mas isso não traduz a diminuição do valor investido. Significa, sim, "a retoma e aumento da representatividade do mercado interno, que tem cada vez mais relevância para o imobiliário português".

Sobre o peso crescente do investimento francês, Luís Lima, presidente da APEMIP considera que "é fruto de um trabalho de promoção do imobiliário português que tem vindo a ser feito desde 2013", para aproveitar "o potencial que o nosso mercado teria na captação de investimentos e poupanças dos franceses e lusodescendentes",

Por regiões, a procura continua a privilegiar Lisboa, Proto e Algarve, com os ingleses a dirigirem-se mais para o sul do país e os chineses a ficarem na capital. Já os franceses, têm "uma distribuição territorial mais heterogénea".