Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

CaixaBank fecha mais de 260 balcões este ano

  • 333

Os catalães, com uma OPA sobre o BPI, têm a maior rede de surcursais de Espanha e querem reduzi-la em 6%

O CaixaBank, maior acionista do BPI, quer fechar 260 a 310 balcões em Espanha este ano. A notícia do jornal espanhol Expansion refere que o objetivo do banco catalão, com a maior rede comercial do país (5.183 sucursais), é cortar até 6% o número dos seus balcões.

Em Portugal, o CaixaBank lançou, em abril, uma OPA sobre o BPI e, de acordo com o relatório de avaliação desta operação, divulgado terça-feira,o banco liderado por Fernando Ulrich terá de perder mil postos de trabalho se a OPA tiver sucesso, o que deverá permitir aos catalães popuarem 45 milhões de euros em custos com pessoal.

A informação terá sido avançada pelo conselheiro delegado do banco gonzalo Gortázar, pelo diretor financeiro Javier Plano e pelo diretor de relações com os investidores Edward O `Loghlen num encontro de investidores em Londres, adianta o jornal citado a JP Morgan, organizadora do evento.

A redução prevista para 2016 encaixa na estratégia do banco que prevê eliminar 600 sucursais entre 2015 e 2018, o que deverá traduzir-se num corte de três mil postos de trabalho.

De acordo com o Expansion, o banco espanhol está presente em 93% dos municípios com mais de cinco mil habitantes e tem, em média, 5,5 trabalhadores por sucursal, já abaixo da média da banca espanhola (6,5)