Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Técnicos do FMI voltam a Lisboa para avaliar a economia

  • 333

MANDEL NGAN/ GETTY IMAGES

Contas públicas, crescimento e reformas estruturais vão estar sob análise dos técnicos do FMI na visita que vão fazer a Portugal em junho

É uma visita de monitorização pós-programa, à qual se juntará a análise ao abrigo da visita anual que o FMI faz aos Estados-membros. O Fundo Monetário Internacional, segundo noticia o "Jornal de Negócios", estará em Lisboa entre 15 e 29 de junho.

O objetivo desta visita é fazer uma análise profunda à situação financeira e económica portuguesa. E é, diz o "Negócios", uma visita mais longa do que o habitual. Os trabalhos contarão com mais dados sobre a evolução da economia, o que permitirá uma melhor perspetiva sobre 2016.

Em abril, o FMI publicou o relatório da anterior avaliação, feita em janeiro, deixando vários avisos. Na frente macroeconómica, o fundo considerou que o crescimento deverá ser mais modesto que o previsto pelo Governo – 1,8% para 2016 – e afirmou que as medidas constantes do Orçamento de Estado não deverão chegar para reduzir o défice público para 2,2% do PIB. Combater a fragilidade do sistema bancário deve ser uma das principais prioridades do executivo, alertaram ainda os técnicos do FMI.