Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Apple investe €882 milhões na rival chinesa da Uber

  • 333

Aplicação de transporte privado Didi Chuxing tem participação no mercado chinês muito mais elevada que a Uber, que assume estar a perder mil milhões de dólares por ano na China

A Apple anunciou esta sexta-feira que vai investir mil milhões de dólares (cerca de 882 milhões de euros) na Didi Chuxing, uma aplicação de transporte privado que tem uma maior quota no mercado acionista na China do que a rival norte-americana Uber.

Em declarações à imprensa, o diretor-executivo da gigante tecnológica, Tim Cook, explicou que o investimento se prende com a vontade da Apple em entender melhor o mercado chinês.

De acordo com os responsáveis da Didi Chuxing, previamente conhecida como Didi Kuaidi, este é o maior investimento único da sua curta história. Fundada em 2012, a empresa diz que a aplicação garante mais de 11 milhões de boleias pagas por dia, garantindo que detém 87% de participações no mercado chinês.

Para além do novo financiamento da Apple, a aplicação conta com o apoio dos gigantes chineses da internet Tencent e Alibaba. O anúncio de Cook surge numa altura em que a Uber continua a tentar penetrar no mercado chinês com dificuldades, apesar de o motor de busca chinês Baidu ter investido na aplicação americana. Em fevereiro, a Uber admitiu que está a perder mais de mil milhões de dólares por ano na China, gastando enormes quantias para subsidiar viagens com descontos numa tentativa de atrair mais clientela.