Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Produção na construção cai 5,1% em março

  • 333

A queda da produção em março foi superior à descida registada em fevereiro, quando caiu 4,7% em termos homólogos, segundo o INE

A produção na construção diminuiu 5,1% em março, face ao mesmo mês do ano anterior, acompanhando a tendência de quebra nos salários e no emprego do setor, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

A queda da produção em março foi superior à descida registada em fevereiro, quando caiu 4,7% em termos homólogos.

Para esta evolução negativa contribuíram tanto o desempenho do segmento da construção de edifícios, que caiu 3,1% em março em termos homólogos, quando em fevereiro tinha descido 2,6%, como o segmento da engenharia civil, que caiu 8,1%, acima da descida de 7,7% em fevereiro.

O índice de emprego no setor da construção diminuiu em março 5,2% em termos homólogos, mas menos do que a queda homóloga de 5,3% registada em fevereiro.

Face ao mês anterior, o índice de emprego aumentou 0,2%, mais do que a subida de 0,1% em março de 2015.

As remunerações efetivamente pagas aos trabalhadores do setor da construção caíram 4,2% em março, face ao mesmo mês do ano passado, ligeiramente menos do que a descida homóloga de 4,6% em fevereiro.

Quando comparado com o mês anterior, o índice das remunerações apresentou um crescimento de 1,7%, acima do aumento de 1,2% em março de 2015.