Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Juros da dívida acima de 3,3% em dia de regresso de Portugal aos mercados

  • 333

O IGCP realiza esta quarta-feira um leilão de obrigações a 10 anos tendo pago 3,13% aos investidores na última emissão em março. No mercado secundário da dívida soberana, os juros registam 3,32%

Jorge Nascimento Rodrigues

As yields das Obrigações do Tesouro português (OT), no prazo de referência, a 10 anos, desceram ligeiramente para 3,32% pelas 8h30 (hora de Portugal), depois de terem fechado na terça-feira em 3,35%, registando uma subida de cinco pontos base. As yields das OT a 10 anos têm-se mantido acima de 3% desde 5 de abril.

A duas horas de um regresso de Portugal ao mercado de dívida para mais um leilão de OT a 10 anos, o nível de yields registado esta manhã naquele prazo é superior à taxa de colocação no leilão anterior.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, IGCP, reabre, esta quarta-feira de manhã, a linha de OT que vence em julho de 2026 e que serve, desde janeiro, de nova referência para o prazo a 10 anos. O IGCP realizará um leilão com um objetivo de colocar um montante indicativo entre 750 milhões a 1000 milhões de euros.

Na operação sindicada de lançamento desta linha, a 14 de janeiro, o Tesouro pagou uma yield de 2,973% e, no primeiro leilão de reabertura, a 9 de março, a taxa de colocação foi de 3,13%.