Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Está na lista negra? Saiba aqui

  • 333

Já todos ouviram falar da famosa lista negra do Banco de Portugal, mas poucos sabem o que realmente é e que é possível consultá-la em casa através da internet. Em poucos minutos pode saber se está ou não nessa lista, quanto deve aos bancos e se pode estar sossegado se for fiador de alguém

Pedro Andersson/SIC

É muito fácil. Basta ter internet e a senha do Portal das Finanças. Vai a uma página na internet chamada Portal do Cliente Bancário. Aqui encontra toda a informação reunida pelo Banco de Portugal para aprender a lidar com os bancos e apresentar a sua reclamação, se for o caso.
Se clicar AQUI vai diretamente à página, onde preenche os seus dados e recebe um ficheiro PDF com a listagem de todos os empréstimos que tem nos bancos ou financeiras e com cartões de crédito e se estão “regulares” ou não.

A tal lista negra (que afinal não é negra) não é pública. Só pode ver e imprimir os dados que lhe dizem respeito. Vai encontrar na tal listagem que lhe vai aparecer todos os empréstimos que fez, se está ou não a pagá-los, a mensalidade e quanto ainda lhe falta pagar. Se é fiador, também está aqui se o empréstimo está a ser pago ou não e quanto ainda pode ter de pagar se a outra pessoa falhar a prestação. Há 1 milhão e meio de portugueses que aceitaram pagar os empréstimos de alguém se a outra pessoa deixar de pagar. Através desta página, fica a saber, todos os meses, se o empréstimo está a ser pago e qual o valor que ainda está em dívida. Tudo à distância de um click.

Se alguma das linhas estiver cinzenta, é porque está na “lista negra”. Ou seja, quando for pedir um empréstimo ao banco ou um cartão de crédito, é esta lista que os bancos vão ver para avaliar se é um cliente de risco ou não. E verá ver o seu pedido provavelmente recusado. Sempre que disser “Regular” ou “Potencial” é porque está tudo bem. Se disser “vencido”... aí começam os seus problemas.

Em resumo, a lista do Banco de Portugal afinal não é negra, quando muito é cinzenta. E não há verdadeiramente uma lista nacional de pessoas que deixaram de pagar os créditos. Há é uma base de dados que os bancos consultam para saber se a pessoa em causa tem algum empréstimo que deixou de pagar.
Consultar todos os meses, ou de 6 em 6 meses, o Mapa das Responsabilidades de Crédito pode ajudá-lo a evitar surpresas desagradáveis: fica a saber exatamente quanto ainda deve aos bancos e também o que é que os bancos sabem sobre si. Há quanto tempo não vai lá ver se está tudo bem?