Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Startups portuguesas têm €10 milhões para a indústria 4.0

  • 333

D.R.

Governo quer criar viveiro de 20 empresas que apostem na indústria 4.0. Em simultâneo, as fileiras sectoriais elaboram plano de transformação digital a apresentar em setembro

João Ramos

João Ramos

Jornalista

A Portugal Ventures vai lançar em julho uma convocatória para startups tecnológicas que pretendam desenvolver produtos inovadores para a indústria 4.0. Até ao final do ano, a capital de risco do Estado vai ter €10 milhões disponíveis para empreendedores que tenham projetos para o desenvolvimento de produtos inovadores, ensaio de protótipos ou criação de soluções que tenham como objetivo fazer a transformação digital da indústria. Cada nova empresa tecnológica pode candidatar-se até 500 mil euros de investimento o que permitirá à Portugal Ventures apoiar duas dezenas de projetos numa fase inicial.


As startups com projetos para a indústria 4.0 com mais potencial de vingarem nos mercados nacional e internacional poderão recorrer a mais financiamento através de rondas de investimento de capital de risco privado ou candidatar-se a apoios comunitários no âmbito do Portugal 2020 ou do Horizonte 2020. “O papel do Estado é criar condições, através de um quadro normativo favorável para que possamos estar na linha da frente nesta revolução industrial”, considera João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria. “Ajudamos onde os privados não estão presentes”, acrescenta.

Leia mais na edição deste fim de semana