Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Fecho das Bolsas no vermelho pelo terceiro dia consecutivo

  • 333

Wall Street encerrou esta quinta-feira com o índice Dow Jones acima da linha de água e o S&P 500 em terreno negativo. Na Europa, Milão e Paris fecharam no vermelho e Amesterdão, Frankfurt, Londres e Madrid registaram ganhos. Mais uma sessão de volatilidade no preço do Brent

Jorge Nascimento Rodrigues

Foi um dia de fechos “mistos” nas bolsas da Ásia Pacífico, Europa e Estados Unidos e de volatilidade do preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia que serve de referência internacional. Apesar dos encerramentos "mistos", o índice global MSCI perdeu 0,21%, mantendo-se no vermelho pelo terceiro dia consecutivo.

As bolsas de Nova Iorque acabam de encerrar esta quinta-feira com o índice Dow Jones 30 ligeiramente acima da linha de água, com um ganho de 0,05%, mas os índices S&P 500 e Nasdaq (da bolsa das tecnológicas) caíram 0,10% e 0,18% respetivamente. No conjunto, as bolsas dos Estados Unidos perderam 0,04%, segundo o índice MSCI respetivo.

O preço do Brent variou esta quinta-feira entre 44,66 e 46,76 dólares, com um pico ao início da tarde da sessão europeia, seguindo-se uma trajetória descendente fechando em 45,08 dólares pelas 21h (hora de Portugal), um aumento de 0,36% em relação ao dia anterior. O fecho acima de 45 dólares inverteu a descida que se vinha registando desde 29 de abril quando o preço fechou em 48,13 dólares.

Na Europa, a bolsa de Atenas voltou a liderar as subidas com o índice geral a avançar 2,34%. Entre as principais praças financeiras do Velho Continente, o índice AEX de Amesterdão liderou as subidas com um ganho de 0,54%. O índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas da zona euro) perdeu 0,24%. Também os índices principais das bolsas de Dublin, Frankfurt, Lisboa, Madrid e Londres estiveram no campo dos ganhos. Em Lisboa, o PSI 20 encerrou com um avanço de 0,5%.

Em terreno negativo encerraram os índices MIB de Milão e Cac 40 de Paris. A liderar as perdas, o índice WIG da bolsa de Varsóvia, que perdeu 1,5%. A bolsa de Moscovo fechou “mista” – o índice MICEX (denominado em rublos) caiu 0,99% e o índice RTSI (denominado em dólares) subiu 0,43%.

No conjunto, a Europa recuou esta quinta-feira 0,48%, segundo o índice MSCI respetivo; está no vermelho pelo terceiro dia consecutivo. O índice MSCI para a Ásia Pacífico perdeu 0,27% e mantem-se em terreno negativo pelo quarto dia consecutivo.