Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Governo só reavalia valor do imposto sobre combustíveis a 12 de maio

  • 333

Marcos Borga

Subida do preço dos combustíveis nos últimos meses não suscita a antecipação da redução ao Imposto Sobre Produtos Petrolíferos, prometida pelo Governo. Reavaliação só ocorrerá a 12 de maio, quando se cumprem os três meses do aumento do ISP

A possível redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) só será avaliada pelo Governo na quinta-feira da próxima semana, 12 de maio. A data foi avançada ao Expresso por fonte oficial do Ministério das Finanças, sublinhando que essa reavaliação ocorrerá "conforme já anunciado, três meses depois do aumento" de seis cêntimos no ISP, decidido pelo Governo socialista e cuja entrada em vigor ocorreu a 12 de fevereiro.

O esclarecimento surge depois de o "Jornal de Notícias" ter publicado, na sua edição desta segunda-feira, um artigo onde revelava que o Governo ainda não sabia se iria baixar o imposto este mês, recordando que o Executivo socialista se tinha comprometido a baixar o ISP em um cêntimo por cada aumento de 4,5 cêntimos nos preços de referência dos combustíveis.

No mesmo artigo, de resto, o "JN" constata que as médias mensais indicam que o gasóleo teve, desde que o Governo decidiu aumentar o ISP, um aumento de 11 cêntimos e a gasolina um acréscimo de 12 cêntimos.