Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Bolsas. Nova Iorque abre no vermelho. Paris lidera quedas na Europa

  • 333

Wall Street e Nasdaq iniciam última sessão do mês de abril com quedas pelo segundo dia consecutivo. Bolsas europeias continuam em trajetória descendente, com o índice Cac 40, de Paris, a liderar as perdas. Preço do Brent acima de 48 dólares

Jorge Nascimento Rodrigues

As bolsas dos Estados Unidos abriram esta sexta-feira em terreno negativo pelo segundo dia consecutivo. O índice Dow Jones 30 iniciou a sessão com um recuo de 0,36%. O índice S&P 500 perdia 0,28% e o índice geral do Nasdaq (a bolsa das tecnológicas) descia 0,15% à hora de abertura (9h30 locais; 14h30, hora de Portugal) dos mercados financeiros em Nova Iorque. Na quinta-feira, o índice MSCI para os EUA perdeu 0,92%, registando o pior desempenho do dia.

Aquando da abertura esta sexta-feira de Wall Street, as bolsas na Europa continuavam em terreno negativo com o índice Eurostoxx 50 (das cinquenta principais cotadas na zona euro) a cair 2,14%. As ações da Sanofi e da L’Oréal francesas lideravam as descidas nesse índice com quebras de valor superiores a 4%. O índice Cac 40, da bolsa de Paris, liderava as descidas na Europa, com um recuo de 2,04%.

O índice PSI 20, da bolsa de Lisboa, seguia a tendência negativa europeia com um recuo superior a 1%. As ações do BCP, da Nos e da Galp Energia lideravam as quedas em Lisboa, com perdas de valor superiores a 2%.

O preço do barril de petróleo de Brent, a variedade europeia de referência internacional, mantinha-se acima de 48 dólares, fixando novos máximos do ano. Aquando da abertura de Nova Iorque, o barril de Brent cotava-se em 48,24 dólares.