Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Receitas do imposto sobre combustíveis aumentam 50%

  • 333

De acordo com os números do relatório mensal de execução orçamental, o Estado arrecadou com o imposto sobre produtos petrolíferos 241 milhões de euros

Os resultados do aumento do imposto sobre produtos petrolíferos em março são expressivos: as receitas do Estado obtidas por esta via cresceram 50% em relação ao mesmo mês em 2015, conta o "Público" esta quarta-feira.

De acordo com os números do relatório mensal de execução orçamental, o Estado arrecadou 241 milhões de euros com o imposto em março. Em fevereiro, as receitas foram de 170 milhões e em janeiro de 199 milhões. Ao todo, no primeiro trimestre de 2016, são quase 610 milhões de euros, um aumento de 15% face aos números de 2015.

O subida de seis cêntimos ao preço da gasolina e do gasóleo, mais o respetivo IVA, entrou em vigor a 12 de fevereiro, ainda antes da votação do Orçamento do Estado para este ano. A medida foi justificada pela necessidade de compensar as quebras com esta receita, devido à descida do preço do barril de petróleo nos mercados internacionais.

O aumento deste imposto levou a muitos protestos no sector dos transportes e o Governo tem estado desde entã9o a negociar medidas com os representantes dessas empresas para atenuar os efeitos da carga fiscal, lembra o "Público". O Governo de António Costa comprometeu-se a reduzir o imposto caso o preço do combustível aumente.