Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Japonesa Uchiyama investe 10 milhões em Viana

  • 333

A Uchiyama, fornecedora da indústria automóvel, vai ampliar a sua fabril instalada em Viana do Castelo

A japonesa Uchiyama, fornecedora da indústria automóvel, vai ampliar a sua base fabril na Zona Industrial do Neiva (Viana do Castelo), investindo, entre construção e equipamento, 10 milhões de euros.

A expansão fabril cria 30 novos empregos. É um reforço de quase 10% da comunidade laboral - a UCM -Uchiyama Manufacturing Corporation emprega 400 pessoas e fabrica vedantes, rolamentos e juntas para a indústria automóvel, destinados na quase totalidade à exportação. Em 2014, a subsidiária portuguesa do centenário grupo nipónico faturou 23 milhões de euros. Alemanha, Polónia, França e República Checa são os principais mercados de exportação.

A UCM escolheu para a empreitada a construtora Garcia, especializada na conceção e execução de edifícios industriais e que participou em projetos de multinacionais como a francesa Eurocast (Arcos de Valdevez), a brasileira Weg (Santo Tirso) ou o Centro de Investigação de Aveiro da Bosch Termotecnologia . A empreitada acolhe um novo centro de armazenagem, ampliação do bloco social e um nova nave fabril.

Fundada em 1898, a UMC conta com seis fábricas fora do Japão, distribuídas por Portugal, Estados Unidos, China e Vietname que dão emprego a 6 mil pessoas.