Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Habitação: taxa de juro volta a descer, prestação média estabiliza

  • 333

A taxa de juro no crédito à habitação voltou a descer em março, mas a prestação média manteve-se

A taxa de juro no crédito à habitação voltou a descer em março, mas a prestação média manteve-se face ao mês anterior. Em fevereiro os dois indicadores tinham descido.

A taxa de juro fixou-se em 1,163% (1,181% em fevereiro), segundo indicou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro foi de 2,133 (2,185% em fevereiro).

A prestação média para a globalidade dos contratos foi 239 euros, o mesmo valor que o INE divulgara para fevereiro. Se a evolução dos juros conduziu a uma redução de um euro na prestação, o fator amortização neutralizou esse desconto.

Nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação foi, em março, de 311 euros, menos dois euros que no mês anterior.

No crédito à habitação, o valor médio de cada contrato voltou na cair, desta vez 87 euros, ficando em 51.931 euros. Considerando os contratos firmados nos últimos três meses, o valor em dívida sobe ligeiramente: 85.773 euros em março face a 85.549 euros em fevereiro