Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

À terceira será de vez? “Lesados do BES” e autoridades tentam consenso

  • 333

Tiago Miranda

Os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo, Banco de Portugal, CMVM e o “banco mau” do BES reúnem-se esta terça-feira para tentar solucionar de vez o problema. Esta é a terceira reunião desde que foi assinado o memorando de entendimento

As autoridades que estão a procurar uma solução para os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) têm esta terça-feira à tarde mais uma reunião, a terceira após a assinatura do memorando de entendimento.

O encontro decorre na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), pelas 17h. À mesa estarão a Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o BES, o "banco mau" que ficou com os chamados ativos "tóxicos" do ex-BES, contando com a mediação do Governo.

Esta é a terceira reunião depois da assinatura do memorando de entendimento em que estas entidades – com a presença do primeiro-ministro, António Costa – se comprometeram a encontrar uma solução que permita aos investidores que se sentem lesados poderem recuperar pelo menos parte do dinheiro investido em papel comercial de empresas do GES, vendido aos balcões do BES. De lembrar que este mesmo papel comercial foi dado como quase completamente perdido na queda do grupo da família Espírito Santo, em 2014.

Em causa estão 2084 subscritores de papel comercial que reclamam 432 milhões de euros.