Siga-nos

Perfil

Economia

Economia

Banco de Portugal ainda está a analisar idoneidade de Isabel dos Santos

  • 333

Rui Duarte Silva

Supervisor chumbou proposta de órgãos sociais do BIC. Mas Isabel dos Santos ainda está a ser avaliada

O Banco de Portugal está a analisar o processo de idoneidade de Isabel dos Santos, no dossiê de nomeação dos órgãos sociais do BIC. O Expresso apurou que o processo específico de avaliação da empresária angolana não está ainda terminado, ao contrário de outros. A sua indicação poderá ser validada pelo supervisor para funções de administradora não executiva do banco.

A notícia ocorre no dia em que o Expresso noticiou que o Banco de Portugal recusou a indicação de outros administradores do BIC, banco de capitais angolanos presente em Portugal. O chumbo do supervisor relacionou-se com dúvidas sobre o cumprimento de regras de "compliance" (observâncias de procedimentos) tornadas obrigatórias pelo Banco Central Europeu.

Isabel dos Santos controla o BIC e também foi indicada na lista dos órgãos sociais proposta ao Banco de Portugal, que tem por lei de validar cada nome, abrindo um processo de idoneidade que valida ou não a nomeação de administradores bancários em Portugal.

A recusa de nomes propostos causou mal-estar junto dos acionistas angolanos, no mesmo dia, aliás, em que as negociações entre Isabel dos Santos e os espanhóis do Caixabank foram anunciadas como sem sucesso na clarificação accionista do BPI. Isabel dos Santos, recorde-se, é uma das principais acionistas do BPI.